Juri Simulado

O que é?

Como o nome já diz, o júri simulado é a simulação de um tribunal judiciário, onde divididos em três grupos (dois grupos de debatedores e um júri popular), os alunos debatem sobre um tema proposto até chegar a um veredicto. O papel do professor é o de coordenar a prática, delimitando o tempo para cada grupo defender sua tese e atacar a tese defendida pelo grupo oponente.

Objetivos

O processo tem início com o lançamento do tema proposto pelo professor onde os alunos se preparam previamente para defender o tema com argumentos convincentes. O professor, como coordenador da atividade, também pode lançar perguntas que motivem o debate. Por fim, cada grupo tem um tempo para suas considerações finais. O júri popular, então, se reúne para socializar seus apontamentos e decretar o veredicto.